Folder é um impresso gráfico semelhante a um folheto, diferencia-se do folheto por ser elaborado com ilustrações coloridas e com dobras. Algumas pessoas confundem o folder com o panfleto, embora semelhantes o folder é o impresso que possui no mínimo uma dobra ou ilustrações, enquanto o folheto pode conter ilustrações mas não é dobrado. O folder é dobrado conforme a seqüencia dos argumentos, a capa contém o chamado principal, o qual deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo. Ao abrir a primeira dobra observa-se o detalhamento do que a capa anuncia, mostra-se os detalhes da capa, normalmente cada divisão de assunto coloca-se numa dobra interna, concluindo-se a mensagem ainda na parte interna. A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.
Também utilizamos o termo folder para designar o catálogo/prospecto impresso na frente e no verso, sem dobra, mas com as características de distribuição das informações semelhantes ao folder dobrado, ou seja, um chamado inicial e um breve resumo, preferêncialmente com ilustrações/fotos na frente e no outro lado (verso) segue-se com as informações técnicas, descrições em detalhes e espaço para distribuidores, pontos de venda, representantes e endereços da fábrica ou do prestador do serviço em divulgação.
O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
O Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo.
O Folder Promocional é o que usamos para a divulgação de preço, vantagens e informação direta dos produtos ou serviços.
Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.
Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.
O papel mais utilizado no folder é o couché brilho ou fosco de gramaturas entre 150 e 230g/m², por reproduzirem as cores com exatidão, mas também podemos utilizar o color plus, vergê, reciclado, nestes papéis um profissional gráfico deve avaliar cada aplicação, pois algumas tonalidades destes papéis especiais interferem nas tonalidades das tintas .
Disponível em: http://www.jograf.com.br. Em 10/09/07.
4 comentários:
Adorei seus trabalhos, valeu as dicas. Lia SP
Professora,
Adorei esse flyer. Tem as medidas dele e ele em maior resolução?
Um abraço,
Eder
Olá sou instrutora de informática, dou aula sobre um determinado programa de editoração gráfica e sua explanação a respeito sobre a denominação de folder me foi muito útil, que bom que pessoas como você compartilham conhecimentos preciosos na Internet.
Oi, sou professora e pedi para os meus alunos procurarem na internet a definição de FOLDER, fui procurar também e achei seu trabalho sobre FOLDER, adorei.
Postar um comentário